sexta-feira, 23 de março de 2012

Como os cabelos se comportam no outono.

Oi meninas... li essa matéria no Portal do Terra hoje, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês.

O outono chegou e, com ele, muito provavelmente você irá notar diferença em seus cabelos. Além de mais quebradiços por causa dos excessos do verão, os fios podem sofrer mais com a queda – ou dar esta impressão. A dermatologista Gisele Barbosa, da Faculdade de Medicina da USP, explica a seguir porque isso acontece.

É verdade que o cabelo piora durante o outono?
Sim, é verdade. Existe uma diferença de textura e de queda no cabelo durante o outono, em comparação ao verão.

Por que isso acontece?
Uma das principais causas é a falta de cuidados que a maioria das pessoas deixa de ter durante o verão. Ficamos o verão todo agredindo o cabelo com o sal da água do mar, o cloro da piscina e os raios ultravioletas do sol, que danificam e ressecam o fio, podendo até alterar a cor do cabelo.

Para que não haja piora durante o outono, a prevenção durante o verão é primordial, certo?
O ideal seria fazer uso de produtos com filtro solar específicos para cabelo, que aderem ao fio e não saem na água. Como tudo em medicina, prevenir ainda é a primeira opção: a mais eficaz e a mais barata.

Pode-se dizer que durante o outono, os fios também sofrem mais com a queda?
Durante o verão, a luz solar estimula maior produção de melatonina. Assim, o cabelo cresce mais no verão. Com o menor estímulo da luz solar durante o outono, os fios que cresceram no verão caem. Mas esse é um evento esperado, e os fios que caíram serão substituídos em breve por novos fios.

Como cuidar desta queda?
Com tratamentos para o fortalecimento dos fios. Pode ser tanto com xampus prescritos para manipulação como com medicação baseada em aminoácidos, sais minerais, vitaminas e oligoelementos em geral, como silício, selênio, ferro quelado e zinco. Também há os chamados nutricêuticos ou nutracêuticos, conhecidos na mídia como as ‘pílulas da beleza’ ou as ‘cápsulas da juventude’.



FONTE:
Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário